Cursos De Marketing Para 2018.

Marketing Digital. O Marketing Em Evolução. 


 Introdução

 De uma forma geral e simplista pode-se afirmar que marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos e serviços. Em outras palavras, pode-se dizer que marketing nada mais é do que entender e atender o mercado.

Um mercado que lida hoje com uma percepção mais clara de que o verdadeiro valor do marketing está na qualidade e na intensidade do relacionamento com os consumidores, especialmente online, em ambiente competitivo de marketing eletrônico (e-marketing) ou webmarketing1 . Sob o signo dan interatividade, amparada por refinadas tecnologias e diversas novas ferramentas próprias da constituição do Marketing Interativo, surge uma nova ordem, centrada no relacionamento com o consumidor, o cibercliente.


O que é Marketing ?


O marketing envolve an identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, sendo definido de uma maneira simplista pelo autor, como uma forma de suprir necessidades lucrativamente.

Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos dan organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade.

O marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais. Desta forma é possível identificar que o marketing tem uma função importante na venda de produtos ou serviços para an organização. O marketing tem a função nos negócios de lidar com os clientes. Tendo ainda como principais objetivos atrair novos clientes, prometendo-lhes valor agregado superior ao concorrente, mantendo e cultivando clientes atuais, proporcionando-lhes satisfação.  O marketing é um processo administrativo e social pelo qual os indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de valor com os outros. O marketing é um processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem relacionamentos ao longo do tempo.

Marketing é uma função gerencial, que busca ajustar an oferta dan organização a demandas específicas do mercado, utilizando como ferramental um conjunto de princípios e técnicas. Pode ser visto, também, como um processo social, pelo qual são reguladas an oferta e a demandas de bens e serviços para atender às necessidades sociais. É, ainda, uma orientação da administração, uma filosofia, uma visão.


O que é Marketing Digital ?


Em 1993, os usuários dan Internet começaram a ter mais interação com as empresas que anunciavam na web, quando surgiram os primeiros anúncios clicáveis.
Foi neste início dan Internet que o termo marketing digital foi criado. No entanto, ele ainda era muito similar ao marketing tradicional, pois consistia apenas em promover uma marca no sistema de busca dan Internet.

No entanto, foi apenas nos anos 2000 que o marketing digital como conhecemos hoje tomou forma.

O aumento exponencial do número de usuários dan Internet levou ao crescimento do marketing digital, que continua expandindo até os dias de hoje.
Também conhecido como “marketing online”, internet marketing ou “web marketing”, o marketing digital já evoluiu muito desde sua criação.
O grande ponto forte do Marketing Digital é an economia, você não precisa gastar horrores em outdoors que não serão visualizados, milhares de panfletos que talvez não serão lidos, propagandas e pop-ups que serão ignorados e sim investir o seu tempo e dinheiro em engajamento e vínculo pessoal com o seu público-alvo.

 Como o Marketing evoluiu para  Marketing Digital.


 Durante séculos, as empresas operaram no mercado real, com lojas físicas comercializando seus produtos ou serviços3 , com (ou sem) propaganda direta. No Brasil dos anos 50, convivia-se com atividades industriais onde prevaleciam bens manufaturados ou mecanizados, ainda não existiam supermercados, falava-se de uma indústria automobilística incipiente e a TV era uma mídia que apenas engatinhava. As cidades, em sua grande maioria, eram pequenas e o abastecimento acontecia através de armazéns, mercearias, feiras livres, bares, botequins, ambulantes e caixeiros viajantes.

O foco era atingir o maior número de clientes em potencial, sem nichos ou segmentação de mercado, visando a satisfação de desejos ou necessidades por um dado produto. O ponto de vista da mais valia era o do vendedor. Era o chamado one to few e o início dos questionamentos sobre fidelização, nicho de mercado, Marketing de Relacionamento (CRM), Marketing Direto. Com an Internet, o mercado físico segue existindo, mas está irreversivelmente imbricado com o mercado virtual, onde a relação pode ser mais personalizada, segmentada, individualizada e detentora de novas variáveis. “A relação estabelecida já não é de uma empresa para alguns poucos clientes, mas de uma empresa com um cliente de cada vez, o que explica o retorno do Marketing One to One”. Agora em grande escala e com uman interatividade até então impensável. Os recursos tecnológicos e, principalmente, an Internet permitem aos gestores de empresas efetuar atividades comerciais em um âmbito global. Novas funcionalidades surgem em velocidade exponencial, com lojas virtuais, sites dos mais diversos, ferramentas de busca, publicações, produtos e serviços ao alcance de um clique por consumidores ligados por tecnologia sem fio, celulares, banda larga. A palavra de ordem é an interatividade. Dentro deste contexto, surge o marketing eletrônico, uma combina- ção das ferramentas do marketing tradicional com recursos eletrônicos.

No mundo contemporâneo em que vivemos, de cibercultura, o marketing eletrônico - cuja função básica é gerar negócios on e off line - assume inúmeras denominações em função do ambiente onde ocorre, como cibermarketing, marketing digital, comunica- ção e marketing online, webmarketing, marketing nan Internet e Marketing Interativo.

Considerações Finais


Contudo, o marketing digital não pode ser utilizado da mesma forma que o marketing tradicional, visto que a resposta do consumidor é imediata e com os grandes formadores de opinião nan internet o erro em uma ação pode ser exposto à uma audiência ainda maior. Outro agravante é o uso de informações sem limites e respeito pelo consumidor, an exemplo da Big Data, a qual deve ser utilizada com cuidado, uma vez que o consumidor não pode e não deve se sentir vigiado, tendo o direito de ser informado sobre o que acontece com o rastro que deixa nan internet. O marketing passa pelo maior momento de sensibilidade da história com o seu consumidor. Mais do que nunca as estratégias se provam o principal elemento no mercado. Saber como vencer em um comércio tão traiçoeiro como o de hoje não é fácil, porém o planejamento estratégico tem conseguido se reinventar com an internet, que apresenta o desafio de estar em constante mudança.

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